terça-feira, 19 de novembro de 2013

Um Pouquinho do Planeta do Fogo - MARTE

Marte é o quarto planeta a partir do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos no sistema solar, situando-se entre a Terra e o cinturão de asteroides. De noite, aparece como uma estrela vermelha, razão por que os antigos romanos lhe deram o nome de Marte, o deus da guerra. Os chineses, coreanos e japoneses chamam-lhe "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental (Madeira, Fogo, Terra, Água, Metal).

Marte é um planeta com algumas afinidades com a Terra: tem um dia com uma duração muito próxima do dia terrestre e o mesmo número de estações. No entanto, executa uma volta em torno do Sol em 687 dias terrestres (quase 2 anos).
Marte tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, o maior vulcão conhecido do sistema solar (Olympus Mons), um desfiladeiro imenso (Valles Marineris), planícies, antigos leitos de rios secos, tendo sido recentemente descoberto um lago gelado.
Os primeiros observadores modernos interpretaram aspectos da morfologia superficial de Marte de forma quase mítica: primeiro foram os canais; depois as pirâmides, o rosto humano esculpido, e a região de Hellas no sul de Marte que parecia que, sazonalmente, se enchia de vegetação, o que levou a imaginar a existência de marcianos com uma civilização desenvolvida. Hoje sabemos que poderia ter existido água abundante em Marte e que formas de vida primitiva podem, de fato, ter surgido.
Marte tem aproximadamente metade do diâmetro da Terra. É menos denso que a Terra, com cerca de 15% do volume da Terra e 11% da massa. Sua área de superfície é apenas ligeiramente inferior à área total das terras emersas da Terra. Enquanto Marte é maior e mais massivo do que Mercúrio, este tem uma densidade mais elevada. Isso resulta em uma força gravitacional ligeiramente mais forte na superfície de Mercúrio. Marte é também mais ou menos intermediário em tamanho, massa e gravidade à superfície entre a Terra e a Lua (a Lua é cerca de metade do diâmetro de Marte, enquanto que o da Terra é duas vezes maior que o de Marte. A Terra é aproximadamente dez vezes mais massiva que Marte, e a Lua dez vezes menos massiva que Marte).
A aparência vermelho-alaranjada da superfície marciana é causada por óxido de ferro, mais comumente conhecido como hematita, ou ferrugem.

(Olympus Mons)

(Valles Marineris)

Nenhum comentário:

Postar um comentário